Brasil.
Sábado, 29 de outubro de 2022.
10:00 da manhã.
Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, o AVC, e para lembrar dessa data importante eu já fiz uma primeira postagem no ano passado no blog falando sobre o tema depois de ter casos na família de pessoas que sofreram AVC Isquêmico ou AVC do tipo AIT, Ataque Isquêmico Transitório, causados por falta de oxigênio no cérebro devido o entupimento das veias que transportam sangue do coração para o cérebro. Existindo ainda o AVC Hemorrágico. Esse, um tanto mais delicado, necessitando, geralmente, de cirurgia, e do uso posterior de medicamentos e ajustes na alimentação, e o que mais leva pessoas à morte, em comparação ao AVC Isquêmico e o AIT, que também levam à morte se não receberem atendimento médico com urgência até as primeiras três horas após o ataque e não receberem o tratamento adequado, mas em menos quantidade que o AVC Hemorrágico, e quase sempre deixando sequelas. O AVC Hemorrágico nada mais é do que um aneurisma cerebral, que é uma má formação numa ou mais veias do cérebro, que já nasce com a pessoa e se manifesta mais tarde em alguma época da vida dela ou não nasce com a pessoa, mas se desenvolve ao longo da vida dela.
Lembrando que o AVC é um problema, uma doença, que pode ser retardada e até evitada com uma alimentação saudável, comidas com pouco sal, pouco açúcar e pouca gordura, pouco ou nada ultraprocessadas, mas ricas em frutas, legumes, verduras e hortaliças. Mas se adquirido não tem cura, só tratamento, à base de alimentação e remédios, drogas.
Essa postagem na data de hoje vem servir de alerta para que você faça uma análise enquanto ainda é tempo sobre como você tem se alimentado, para que mude os seus maus hábitos, se tem se alimentado de forma errada, para que você cuide de você, da sua saúde, e de quem você ama. 🌺
Veja também, no blog Cartas da Gleize:
Visite e conheça os meus outros blogs: