Postagem em destaque:

Postagens importantes do blog.

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Datas festivas e literárias.

Brasil.
Sexta-feira, 30 de abril de 2021.
04:00 da tarde.

Nós temos em nosso calendário Cristão e lunar e ao longo do ano várias comemorações referentes aos livros. Várias datas festivas relacionadas com os livros. Tanto datas nacionais, comemoradas por cada país em datas específicas e diferentes uns dos outros, como datas internacionais ou mundiais, comemoradas igual ou conjuntamente por todo o mundo. Temos os Dias Nacional e Mundial do Livro, os Dias Nacional e Mundial do Livro Infantil, os Dias Nacional e Mundial do Escritor, o Dia do Leitor, os Dias Nacional e Mundial do Teatro, e por aí vai. Inclusive, eu compus esse texto depois de ter programado indicações literárias para serem postadas nos Dias Nacional e Mundial do Teatro, em setembro desse ano e em março do ano que vem, respectivamente. Foi quando me veio a ideia dessa postagem. A respeito do Dia Mundial do Teatro, como eu vim pensar em fazer uma postagem nessa data indicando livros de teatro, lembrei que a data já passou, tendo sido em 27 de março, então programei a postagem para a próxima data do próximo ano, daqui há quase um ano, 11 meses, mais especificamente, enfim. Essas datas são ótimas oportunidade para quem é escritor e leitor incentivar o hábito da leitura por meio de indicações literárias temáticas. No Dia do Teatro, por exemplo e especificamente, podemos falar sobre e indicar os livros do gênero teatro que já lemos. Temos também o Dia Nacional das Flores, geralmente na época da Primavera em cada Hemisfério ou país, no qual podemos falar e indicar livros que tematizem as flores em suas histórias ou que tenham o nome de alguma flor em seus títulos. No Dia da Árvore, além de indicarmos livros que falem sobre as árvores em seus enredos, ainda é um ótimo ensejo também para incentivarmos a preservação, ensinarmos ou passarmos a mensagem da importância da preservação das árvores para o meio-ambiente em geral.
Aqui no blog Manuscritos da Gleize e como autora do blog, eu estou sempre aproveitando essas datas comemorativas para estar falando sobre livros e escritores, incentivando o hábito da leitura e fazendo indicações literárias. Se eu quero ser escritora como eu quero e que as pessoas leiam os meus livros, antes eu tenho que pregar e incentivar a leitura, eu tenho que trabalhar para isso. Do contrário, como vou querer ter sucesso com as vendas dos meus livros? Não tem como sonhar e ver o sonho realizado se não trabalhar por isso.
Vejo uns artistas, geralmente atores e cantores, lançarem livros pela primeira vez querendo e pedindo pelo amor de Deus que todo mundo compre os seus livros, querendo obter venda e lucro com isso... mas, como, se eles nunca incentivaram o hábito da leitura antes?! Como, se eles nunca apareceram com livros ou falaram sobre livros em suas redes sociais?! Como, se eles não trabalharam por isso antes e se nunca apoiaram escritores que estão nessa estrada há muito mais tempo do que eles e nunca sequer apoiaram a leitura?! Se nunca trabalharam pela difusão da leitura?!
Aí depois vão dizer que o Brasil é um país que não lê! Que as pessoas no Brasil não compram livros, que é difícil vender livros e viver da venda de livros no Brasil, porque ninguém lê! Mas quem faz o país leitor somos nós! É responsabilidade nossa, nós, que fomos e que somos alfabetizados, que sabemos ler, trabalhar por isso! Cabe a nós, que já somos leitores e que somos escritores, trabalhar para mudar isso!
Antes de querermos vender os livros que escrevemos, temos que fazer com que as pessoas gostem de ler, espalhar o gosto pela leitura. É preciso preparar o terreno, limpar, arar a terra, semear... esperar com paciência e perseverança, para só depois de algum tempo colher as flores, as rosas. É assim no campo. É assim no mundo da escrita literária. 🎀

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Prioridades na minha fila de leitura.

Brasil.
Quinta-feira, 29 de abril de 2021.
02:30 da tarde.

Quando vou selecionar um livro para ler eu o seleciono primeiramente a julgar pela capa, sim, e posteriormente pelo título ou vice-versa, mas não somente por isso. Às vezes depende também de quem é o autor. Se é o livro de um autor que eu já conheça, cujos livros eu já li e que goste dele, se eu estiver esperando pelo momento de ler outros livros dele, então eu vou escolher aqueles livros dele e deixar outros livros, de outros autores, para trás ou para mais tarde, em outro momento oportuno. Por exemplo, eu espero pela oportunidade de ler mais livros do escritor Ganymédes José, que é o meu escritor favorito, então os livros dele serão prioridade na fila dos livros a serem lidos por mim quando eu tiver acesso a eles, entre outros autores que eu gosto, admiro ou simpatizo e cujo estilo de escrita eu aprecio.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Escorpiano/a?

Brasil.
Quarta-feira, 28 de abril de 2021.
06:05 da tarde.

Se você é escorpiano/a, por favor, não cruze e não entre no meu caminho!
Sou pisciana e as minhas relações de amizades com escorpianas não têm dado nada certo!

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Vai ser feliz, menina!

Carta a uma escritora mimada.


Brasil.
Segunda-feira, 26 de abril de 2021.
10:59 da noite.

Eu tenho plena consciência de que a minha escrita não é a melhor do mundo e nunca pensei que fosse e sequer me preocupei com isso, se era ou não a melhor, porque eu não vivo a minha vida baseada nisso, então nunca pensei nisso, até o dia em que uma escritora, do nada, afirmou que a escrita dela é melhor do que a minha, o que me fez ver o quanto realmente o ser humano é pequeno, o quanto é ingênuo. Eu vivia tranquila e despreocupada após a minha entrada no meio literário até me deparar com isso. Eu não me comparo com ninguém e muito menos me comparei ou dei espaço para que se possa explicar a arrogância da pessoa que afirmou tal coisa no momento em que afirmou, nada que justifique. Apenas um momento de ódio mesmo dela por mim e sei lá por que, já que eu nunca a ataquei. Mas tenho a certeza de que a minha escrita está entre as melhores, pois tenho trabalhado por isso, desde que fui alfabetizada e comecei a escrever e mais ainda quando desejei ser escritora. Assim como outras pessoas e escritores cuja escrita não seja tão boa ou seja ruim possam vir a melhorar e estarem entre as melhores um dia, se trabalharem por isso com dedicação. E não! A sua escrita não é a melhor do mundo! Você talvez pode estar entre as melhores, mas a sua escrita não é a melhor! Até porque, não comparando, mas os gêneros que eu escrevo não são os mesmos que os seus, então não se pode julgar a escrita entre duas escritoras que escrevem em categorias diferentes, que seguem cursos diferentes de um rio. Seria injusto. Então, coleguinha, não julgue a sua escrita com base na minha. Nós nascemos em décadas diferentes, temos idades diferentes, você é bem mais velha do que eu e já deveria saber disso! 🙂 Deveria ter vergonha também de se comparar com alguém mais nova! Temos formações diferentes e começamos a escrever em épocas diferentes, temos bagagem literária diferente. Portanto, pare de se comparar aos outros! Vai viver sua vida e vai ser feliz! Se esforce para ser melhor a cada dia, para superar quem você tem sido! Para superar a si mesma, com base em quem você foi ontem, anteontem e dez anos atrás! Se de tempos em tempos você tem bloqueios criativos a culpa não é das pessoas que entram em sua vida, mas de você mesma! Outro defeito bastante problemático seu: Culpar as pessoas do seu convívio por momentos ou fases ruins que você esteja passando na vida. Procure melhorar isso em você. Enfim.
É tão bobo isso de se comparar aos outros, de comparar o seu trabalho com o trabalho dos outros, comparar a sua escrita com a escrita dos outros! Cada pessoa tem o seu jeito de escrever, um jeito único, particular, não é?! Então, para que se comparar?
A Bíblia mesmo, na qual você diz tanto acreditar, nos orienta a não nos comparar com os outros. Você, que diz ser crente em Deus por meio de Jesus Cristo, que diz ler tanto a Bíblia, já chegou a essa parte, não? Se sim, então por que não tem praticado isso? Por que não segue? Se não, se esforce um pouco mais e aperte o passo da sua leitura para chegar logo a ela! 😉
Além disso, invés de ficar tentando medir o grau de perfeição entre a escrita de nós duas, vendo quem de nós duas escreve melhor, trabalhe pela sua carreira de escritora, porque eu tenho trabalhado pela minha!
E eu não estou te afrontando, só respondendo aos seus ataques proferidos contra a minha pessoa desde 2018! 😉😉😉
Você estar se sentindo exposta agora é a mesma e não é mais do que a exposição que eu senti em 2018 e nos anos seguintes de lá para cá quando você me expôs ao me ridicularizar na internet! Nos teus blogs e nas tuas redes sociais! Se você, que se diz crente em Deus e em Jesus Cristo, é uma escorpiana e por isso vingativa, saiba que do lado de cá tem uma pisciana vingativa também! Mas Pisciana mesmo! Pisciana nata e verdadeira e não uma ascendente ou lua em Peixes! Pisciana legítima! Desde 1993! Que não deixa barato e devolve na mesma moeda, porque assim como você julgar e criticar e ridicularizar também será julgada e criticada e ridicularizada em retorno! É bíblico. 🙂 E olha que de Bíblia eu entendo, viu?! Estudo a Bíblia, entendo e pratico também! Você provará do próprio veneno para aprender e nunca se esquecer como dói, o quanto machuca o que você faz com as outras pessoas!

domingo, 25 de abril de 2021

Finais felizes.

Brasil.
Domingo, 25 de abril de 2021.
04:30 da manhã.

Eu não gosto de livros com histórias tristes, dentro dos quais o casal de protagonistas ou um dos protagonistas morrem no final, histórias como as de Romeu e Julieta, Tristão e Isolda Amor de Perdição, Um Amor Para Recordar, dos romances que terminam com morte. Embora eu tenha escrito uma história dessa ou por essa linha. Mas no caso da minha, o desenvolvimento do amor dos protagonistas rendeu fruto, diferentemente das outras histórias citadas de outros autores, nas quais os protagonistas morreram sem deixar nada a não ser a história do amor que nutriram um pelo outro. E só que a minha eu amo porque fui eu quem escrevi, fui eu quem lhe deu vida e trouxe ao mundo. Tenho amor e carinho pelo que produzi. Eu tenho que ter. Senão, que espécie de escritora eu seria se não amasse a própria obra?!
Gosto das histórias e dos romances que terminam com um final feliz, das que o casal de protagonistas fica junto no final. Gosto dos finais felizes, mesmo que seja clichê.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Ler para ser grande.

Brasil.
Sexta-feira, 23 de abril de 2021.
03:00 da tarde.

Ler para dar asas à imaginação. Para ativar a criatividade.
Ler para construir boas memórias e o sentido de que valeu a pena ter vivido e lido aquele livro.
Ler para viajar e conhecer outros mundos sem sair do lugar.
Ler para ter bagagem literária.
Ler para pensar e desenvolver o raciocínio lógico.
Ler para ter ideias. Boas ideias.
Ler para ter opinião. Um posicionamento. Um ponto de partida para um debate ou diante de um.
Ler para se expressar melhor, para falar melhor, saber conversar. Se comunicar.
Ler para ter voz e ser a sua voz. Para que você fale por si e não deixar que os outros sejam a sua voz e que falem por você.
Ler para aumentar o vocabulário.
Ler para saber resolver problemas quando eles aparecerem.
Ler para fazer amigos.
Ler para se inspirar.
Ler para servir de incentivo e inspiração a outras pessoas na leitura.
Ler para outras pessoas.
Ler para você mesmo.
Ler para ajudar a divulgar escritores.
Ler para passar o tempo.
Ler para estar longe daquelas pessoas que te fazem mal.
Ler para aperfeiçoar a escrita e escrever cada vez melhor.
Ler para escrever uma frase, um verso, um poema, a letra de uma música, uma carta, um texto, um livro.
Ler para escrever o que você tiver vontade.
Ler para saber interpretar textos, para não ser motivo de chacota e não passar vergonha na internet, na rua, na vida.
Ler para ir bem nas provas.
Ler para ser livre.
Ler para crescer e ser grande.
Ler para adquirir sabedoria e não ser enganado.
Feliz Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor!

~Rose Gleize. 🕮🔖

domingo, 18 de abril de 2021

Liberdade de expressão.

Brasil.
Domingo, 18 de abril de 2021.
04:30 da manhã.

As pessoas podem não gostar dos romances que eu escrevo, mas eu me sinto livre para escrevê-los!
Elas têm o direito de não gostar, é um direito delas, e eu tenho o direito de escrever! Ficamos assim empatadas então!
Não vou parar de escrever o que tenho vontade e amo para satisfazer a vontade de ninguém!

quinta-feira, 15 de abril de 2021

"Feminista" seletiva.

Brasil.
Quinta-feira, 15 de abril de 2021.
07:30 da noite.

Não diga que é feminista se o seu feminismo é seletivo e muda, conforme a mulher!

domingo, 11 de abril de 2021

Abominada.

Brasil.
Domingo, 11 de abril de 2021.
04:30 da manhã.

Eu serei abominada por causa das histórias que escrevo!

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Novela Araguaia.

Trilha sonora.

🚩Alerta de spoiler.🚩


Brasil.
Quinta-feira, 08 de abril de 2021.
05:45 da tarde.

"Há dez anos ia ao ar o último capítulo de Araguaia. A novela de Walther Negrão contava a história de Solano (Murilo Rosa) e uma maldição indígena lançada sobre a sua família. O feitiço que condenava todos os homens de sua linhagem remete a um ataque indígena à fazenda, no auge da Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Relembre a trama em Memória Globo." - Post: Memória Globo no facebook.

[Imagem: Wikipédia.]

Eu lembro desse dia! E numa rádio aqui do estado onde eu moro tocou a música Mentes Tão Bem, de Zezé di Camargo & Luciano, que foi tema do Solano e da índia Estrela (Cléo Pires), enquanto eu ouvia e aguardava ansiosa o fim da tarde para ver o último capítulo da novela e com quem o Solano ficaria, se com a índia Karuê ou com a Manuela (Milena Toscano). 📺💚
Ficou com a índia.


Quem também viu o final de Araguaia?
Deixe nos comentários.

Veja também:

Um beijo! 💋

domingo, 4 de abril de 2021

Mesmo nível.

Brasil.
Domingo, 04 de abril de 2021.
04:30 da manhã.

Como escritora eu não me sinto melhor ou superior a outros escritores e nem ao restante do mundo, porque todo mundo pode e tem a capacidade de ler, pensar e escrever como eu. Todos podem e são capazes de escrever um ou mais livros e/ou se tornarem escritores se quiserem.