Postagem em destaque:

Postagens importantes do blog.

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Datas festivas e literárias.

Brasil.
Sexta-feira, 30 de abril de 2021.
04:00 da tarde.

Nós temos em nosso calendário Cristão e lunar e ao longo do ano várias comemorações referentes aos livros. Várias datas festivas relacionadas com os livros. Tanto datas nacionais, comemoradas por cada país em datas específicas e diferentes uns dos outros, como datas internacionais ou mundiais, comemoradas igual ou conjuntamente por todo o mundo. Temos os Dias Nacional e Mundial do Livro, os Dias Nacional e Mundial do Livro Infantil, os Dias Nacional e Mundial do Escritor, o Dia do Leitor, os Dias Nacional e Mundial do Teatro, e por aí vai. Inclusive, eu compus esse texto depois de ter programado indicações literárias para serem postadas nos Dias Nacional e Mundial do Teatro, em setembro desse ano e em março do ano que vem, respectivamente. Foi quando me veio a ideia dessa postagem. A respeito do Dia Mundial do Teatro, como eu vim pensar em fazer uma postagem nessa data indicando livros de teatro, lembrei que a data já passou, tendo sido em 27 de março, então programei a postagem para a próxima data do próximo ano, daqui há quase um ano, 11 meses, mais especificamente, enfim. Essas datas são ótimas oportunidade para quem é escritor e leitor incentivar o hábito da leitura por meio de indicações literárias temáticas. No Dia do Teatro, por exemplo e especificamente, podemos falar sobre e indicar os livros do gênero teatro que já lemos. Temos também o Dia Nacional das Flores, geralmente na época da Primavera em cada Hemisfério ou país, no qual podemos falar e indicar livros que tematizem as flores em suas histórias ou que tenham o nome de alguma flor em seus títulos. No Dia da Árvore, além de indicarmos livros que falem sobre as árvores em seus enredos, ainda é um ótimo ensejo também para incentivarmos a preservação, ensinarmos ou passarmos a mensagem da importância da preservação das árvores para o meio-ambiente em geral.
Aqui no blog Manuscritos da Gleize e como autora do blog, eu estou sempre aproveitando essas datas comemorativas para estar falando sobre livros e escritores, incentivando o hábito da leitura e fazendo indicações literárias. Se eu quero ser escritora como eu quero e que as pessoas leiam os meus livros, antes eu tenho que pregar e incentivar a leitura, eu tenho que trabalhar para isso. Do contrário, como vou querer ter sucesso com as vendas dos meus livros? Não tem como sonhar e ver o sonho realizado se não trabalhar por isso.
Vejo uns artistas, geralmente atores e cantores, lançarem livros pela primeira vez querendo e pedindo pelo amor de Deus que todo mundo compre os seus livros, querendo obter venda e lucro com isso... mas, como, se eles nunca incentivaram o hábito da leitura antes?! Como, se eles nunca apareceram com livros ou falaram sobre livros em suas redes sociais?! Como, se eles não trabalharam por isso antes e se nunca apoiaram escritores que estão nessa estrada há muito mais tempo do que eles e nunca sequer apoiaram a leitura?! Se nunca trabalharam pela difusão da leitura?!
Aí depois vão dizer que o Brasil é um país que não lê! Que as pessoas no Brasil não compram livros, que é difícil vender livros e viver da venda de livros no Brasil, porque ninguém lê! Mas quem faz o país leitor somos nós! É responsabilidade nossa, nós, que fomos e que somos alfabetizados, que sabemos ler, trabalhar por isso! Cabe a nós, que já somos leitores e que somos escritores, trabalhar para mudar isso!
Antes de querermos vender os livros que escrevemos, temos que fazer com que as pessoas gostem de ler, espalhar o gosto pela leitura. É preciso preparar o terreno, limpar, arar a terra, semear... esperar com paciência e perseverança, para só depois de algum tempo colher as flores, as rosas. É assim no campo. É assim no mundo da escrita literária. 🎀

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! ❤
Havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Se quiser, deixe um comentário que adorarei interagir com quem lê o que publico aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me', e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu e-mail. 🙂

Lembrando que não é necessário ter blog para postar a sua opinião nos comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido que eu puder.

Obrigada pela visita e comentário, espero que volte sempre aqui.
Um abraço com amor da autora desse blog. 💌