Postagem em destaque:

Postagens importantes do blog.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Minha breve participação em concursos literários.

Brasil.
Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022.
03:00 da tarde.

No ano passado, em 2021, pela primeira vez eu participei de alguns concursos literários para experimentar e ver como que era, mas não participarei mais. Não mais de concursos literários pequenos ou voltados a revelarem novos talentos da literatura brasileira. Também só participo dos nacionais. De agora em diante só dos grandes, voltados para autores já publicados e, de certa forma, consagrados. Como o Prêmio Jabuti. Eles (os caras da bancada de julgamento) não querem e não estão à procura de um texto simples como os textos que eu costumo escrever, que são o meu estilo, ainda que determinados concursos corram no gênero de obras infanto-juvenis, voltadas para a fomentação de crianças e adolescentes. Nos obrigando a encurtar nossa escrita em poucas páginas para participar no gênero dos contos, quando um conto não é medido em páginas, mas, sim, em palavras, e não importa se essa é a regra para os novos escritores, um conto deve ser sempre um conto, medido em palavras e não limitado a páginas, de 5 a 8 páginas, e quando queremos escrever mais, para o conto ser melhor desenvolvido, porque um conto não sai bem elaborado em poucas páginas e quanto mais texto, no meu modo de ver, melhor sairá, com melhor riqueza de detalhes. Outros escritores por aí escrevem tanta porcaria e conseguem vencer concursos literários. Porcaria, sim. Hoje em dia as pessoas estão escrevendo qualquer coisa e colocando para vender! Quem deveria participar de concursos literários era a minha amiga lá dos textos complexos e rebuscados. Ela com certeza ganharia todos! E não sabe o que está perdendo por não participar!
Participar de concursos literários ou continuar participando deles no meu caso seria perda de tempo, de dinheiro e de contrato. Eu nem deveria ter começado a participar. Mas adquiri certa experiência participando, da qual agora posso palestrar em meus textos, da qual, inclusive, me rendeu frutos, porque também entre o ano passado e esse ano escrevi um texto, uma história narrativa do gênero conto, contando não só da minha experiência com os concursos de literatura, mas também algo que eu já sofri por estar inserida no meio literário, preconceito, pessoas que me viram apenas como inimiga e concorrente, com medo de que eu fosse roubar os seus leitores para mim, que pretendo publicar no presente ano de 2022. Então isso tudo vocês conferirão em Concurso Literário! 🙂

Veja também no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! ❤
Havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Se quiser, deixe um comentário que adorarei interagir com quem lê o que publico aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me', e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu e-mail. 🙂

Lembrando que não é necessário ter blog para postar a sua opinião nos comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido que eu puder.

Obrigada pela visita e comentário, espero que volte sempre aqui.
Um abraço com amor da autora desse blog. 💌