Brasil.
Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021.
03:00 da tarde.
Na postagem anterior de hoje eu falei superficialmente sobre o tamanho dos gêneros literários.
Não há regra preestabelecida a respeito do quanto um escritor deve produzir ao escrever um livro. Falo sobre o tamanho da obra. Mas, o escritor deve ter em mente que, existem divisões/separações que determinam qual é o gênero literário do texto ou do livro que tal escritor produziu ou produzirá.
Nanoconto - até 140 caracteres.
Microconto - até 100 palavras.
Miniconto - de 100 a 1000 palavras.
Conto - 1000 a 7500 palavras. Para os novos talentos vai até 3000 palavras.
Noveleta - 7500 a 20 mil palavras.
Novela - Entre 20 mil e 50 mil palavras. Fica entre o conto e o romance.
Romance - 50 mil a 110 mil palavras.
Épico e/ou sequelas - Mais de 110 mil palavras. O que dá um livro volumoso, podendo ser dividido em (vários) volumes.
↓
Eu pensava que era um romance, mas descobri que meu primeiro livro é um épico!
Pois possui mais de 160 mil palavras.
Trago essas informações do blog de uma escritora portuguesa, Sofia, A Sofia World, um blog sobre escrita e livros, que conheci em 2017, quando criei o meu primeiro blog e estava conhecendo os blogs, indo em visita para conhecê-los. Dentro do qual eu peguei ou aprendi umas dicas sobre como escrever contos e consegui desenvolver os meus primeiros contos, o segundo conto que eu consegui terminar foi me baseando um pouco no que eu li das explicações que encontrei no blog dela, um gênero que eu tinha dificuldade em achar o fio da meada; e a partir da lista acima, vendo sobre a quantidade de palavras que está compreendida no gênero novela, mas claro que por bastante força de vontade minha também, eu consegui escrever até finalizar a minha primeira novela.
Mas também foi depois de reler a respeito do tamanho dos textos de cada gênero no blog da Sara Farinha e também depois de escrever o texto da postagem anterior que me veio a ideia de elaborar essa postagem. 🌷